Responsável por marcas como Rock in Rio, Lollapalooza e Artplan, empresa busca garantir representatividade dos escritórios aos palcos; para Debora Moura, head de diversidade e inclusão da empresa, papel do RH é mostrar que tema não é ‘bicho de sete cabeças’
[ESPECIAL]: Goles de inspiração e tendências para o RH em 2023
Baixe agora o nosso material com as 5 grandes tendências que estarão na pauta de quem trabalha com gente e gestão no próximo ano
Acesse o material completo com as tendências para o RH em 2023 por este link!
Há quase três anos, quando o mundo foi surpreendido pela pandemia da Covid-19, uma nova expressão também entrou no nosso vocabulário: o tal do “novo normal”. Mas foi só em 2022 que vimos ela de fato deixar o imaginário popular e se transformar em algo concreto, principalmente no universo do trabalho.
Até o final de 2021, ainda nos perguntávamos como seria a realidade corporativa quando a maior parte da população estivesse vacinada. Será que os escritórios físicos voltam? Será que o home-office ainda será uma prática comum? Como serão os rituais com colaboradores espalhados pelo mundo? Será que a cultura das empresas vai se manter? E a produtividade?
Nos últimos meses, mesmo que a trancos e barrancos, empresas de todos os portes e setores se adaptaram para responder a essa e outras tantas dúvidas que apareceram conforme os desafios da nova realidade iam surgindo. E, olha, com base nas dezenas de entrevistas e papos que tivemos em Cajuína, ouso dizer que o mercado brasileiro encontrou boas soluções.
Vimos, por exemplo, empresas tirarem do papel estratégias para combater o ‘quem não é visto não é lembrado’; criarem posições como a de ‘Head de Futuro do Trabalho’, desenvolverem programas focados em saúde mental e bem-estar; entre outras tantas iniciativas.
A própria Cajuína, aliás, nasceu este ano dentro da Caju com a missão de não só investigar como o mercado corporativo reagiria à nova realidade, mas também aprofundar em assuntos que trazem sabor para a vida profissional. Grandes lideranças compartilharam com a gente os feedbacks mais importantes que receberam ao longo de suas carreiras, deram dicas sobre temas em que mandam bem – o que aqui chamamos de Borogodó –, contaram o que os inspiram e até o que gostam de fazer quando não estão trabalhando.
E para fechar o ano e começar 2023…
Reunimos em um especial alguns dos conteúdos e temas que achamos que ainda vão reverberar na pauta das empresas nos próximos meses. People Analytics, diversidade (em um papo muito legal com o ator e empresário Lázaro Ramos) e divulgação salarial são só alguns deles. Vem que o material tem 81 páginas de muita inspiração!
Para baixá-lo, acesse este link!
As mais lidas