Busque por temas

Em alta

Por que estão falando tanto de… quit-tok

Por que estão falando tanto de… quit-tok

Muito distante do quiet quitting, a prática de publicar vídeos que mostram a própria demissão nas redes sociais ganhou popularidade entre a fatia mais jovem da atual força de trabalho. O quit-tok, trend que já soma muitos adeptos no TikTok, mostra como estamos diante de um novo perfil profissional – e um novo desafio para o RH.

Como o Grupo Casas Bahia aumentou a participação de pessoas negras na liderança

Um a cada três líderes da empresa é negro e a meta é chegar a 45% até 2025; para gerente de D&I da varejista, ‘não dá para ter brasilidade sem diversidade’

Michele Loureiro
16 de janeiro de 2024
casas bahia pessoas negras na liderança
Leia emminutos
Voltar ao topo

Com mais de 40 mil colaboradores espalhados por 1,1 mil lojas em 400 cidades brasileiras, a varejista Casas Bahia atende a consumidores de todas as classes sociais, mas tem foco especial nos grupos C, D e E. Para refletir a diversidade de seu público, a empresa adotou como estratégia de negócios a meta de fazer seu quadro de colaboradores representar a realidade e a diversidade do país. Há seis anos, a jornada da companhia se apoia em quatro pilares para realizar esse objetivo: contratação de pessoas negras, pessoas com deficiência e LGBTQIA + e foco na equidade de gênero.

Na frente de contratação de pessoas negras, o objetivo principal na atualidade é aumentar o número de lideranças dentro desse grupo. Para isso, a varejista reforçou as ações práticas, que vão desde letramento de funcionários a programas específicos de treinamentos e parcerias para formação de executivos e executivas. Amanda Ferreira, gerente de Inclusão de Diversidade do Grupo Casas Bahia, resume o pensamento: “não dá pra ter brasilidade sem diversidade”.

Em entrevista para a seção Como Faz, ela e Vanessa Romero, Head de ESG, Diversidade e da Fundação Casas Bahia, falam sobre as iniciativas do grupo e contam como os desafios começam com uma questão estrutural da sociedade, demandando uma postura antiracista. Os resultados já começaram a aparecer: nos últimos dois anos, o percentual de negros em cargos de liderança saltou de 26% para 33%. A meta é chegar em 45% até 2025.

Como a empresa estrutura o pilar de diversidade para elevar a participação de grupos minorizados e promover equidade racial?

Vanessa Romero: É importante destacar que esse o tema da diversidade não caminha sozinho no Grupo Casas Bahia. A diversidade faz parte de um dos assuntos prioritários da nossa matriz de materialidade. Temos uma Política de Diversidade e de Direitos Humanos que faz com que a atuação seja transversal na organização. A cada dois ou três anos, fazemos um censo e olhamos para o quadro de funcionários para verificar como estão distribuídas as pessoas nas diferentes temáticas prioritárias, que são equidade racial, gênero, pessoas com deficiência e LGBTQIA +. Com base nessa fotografia, nós traçamos o planejamento, que consiste em olhar para capacitar a organização para esses temas. Somos uma empresa com estrutura mista de loja, centros de distribuição, fábrica e escritórios, por isso precisamos trabalhar na capacitação e comunicação para atender e conversar com esses públicos. Sempre começamos com ações de letramento e fazemos campanhas constantes, que reforçamos ainda mais com datas específicas.

Com esse pano de fundo, nós começamos a pensar em ações específicas para cada pilar. Por exemplo, no mês de novembro nós trabalhamos com o tema “Dedicação Pela Luta Antirracista”, e a companhia convocou todos os colaboradores para serem protagonistas nas ações pela equidade racial, incentivando uma reflexão sobre o papel de cada um no combate ao racismo. Mas essa ação não vem isolada, ela está dentro de um contexto maior.

Amanda Ferreira: É fundamental reconhecer que o racismo é um problema estrutural, e todos, independentemente de sua cor, devem combater essa prática profundamente enraizada em nossa sociedade. A partir dessa consciência e de ações práticas, nós queremos ajudar a mudar isso e temos a meta de chegar em 2025 com 45% das lideranças negras. Temos uma oportunidade importante, já que o varejo é uma porta de entrada importante para os grupos minorizados. Não temos dificuldade na seleção, então focamos na capacitação e no letramento. É fundamental olhar com intencionalidade para causa, uma vez que 56% da população brasileira é negra. Nosso objetivo é que esses talentos possam ir além dos cargos de base e chegar na liderança.

Leia também: Biblioteca Cajuína: 8 leituras imperdíveis sobre diversidade

Como é realizada a governança e qual a estrutura deste programa de aumento de lideranças negras no Grupo Casas Bahia?

Amanda: A Jornada da Equidade Racial do Grupo Casas Bahia conta com quatro pilares de atuação: conscientização, representatividade, aceleração e mobilização. Começamos a desenhar o programa em 2017. No primeiro momento, a ideia foi sair do espaço de conversa para um grupo pequeno e construir grupos de fala mais amplos. Começamos com a conscientização e trabalhamos com o letramento das equipes para fomentar a disseminação de um manifesto sobre engajamento e responsabilidade da sociedade perante o tema.

Apenas em 2023, cerca de mil líderes passaram por esse processo em encontros ao vivo e aprofundados. Do ponto de vista da representatividade, nós incentivamos a autodeclaração racial e criamos o Baobá, grupo de afinidades étnico-racial que dá espaço para as vozes de negros e negras compartilharem vivências e conhecimentos, falarem sobre carreira e contarem como se sentem dentro do seu processo de evolução profissional. A partir dos relatos, construímos trilhas de formação e aceleramos a capacitação. Por exemplo, oferecemos curso de inglês gratuito para 800 profissionais negros em 2023. Por fim, dentro do pilar da mobilização, o Grupo Casas Bahia promove, de forma contínua, painéis para o diálogo sobre equidade racial aberto tanto para o público interno como externo. A luta antirracista passa, necessariamente, pelo aumento de negras e negros em espaços de poder. E as ações afirmativas desenvolvidas anualmente dentro da companhia caminham nessa direção.

Quais são as transformações tangíveis que já podem ser observadas?

Amanda: Desde que começamos as iniciativas, há seis anos, vemos uma evolução acontecendo. Nos últimos anos, essa transformação está mais veloz. Em 2021, eram 26% de pessoas negras em cargos de liderança e esse número chegou a 33% no final de 2023. Sabemos que é uma evolução tímida, mas estamos satisfeitos em estar caminhando e queremos chegar a 2025 com um percentual de 45%. Para isso, uma outra ação importante foi a criação do Programa Lapidar, em que a gente olha para dentro das estruturas e vê a oportunidade de acelerar carreiras e formar lideranças. A primeira edição contou com 34 pessoas negras aceleradas em suas cadeiras e 70% delas foram promovidas ou tiveram algum mérito reconhecido. Trata-se de um programa com muitas áreas envolvidas, o que é essencial para dar certo. Já estamos trabalhando para fazer a segunda edição desse programa, ainda este ano, pois esse é um caminho que começa e não tem fim.

Qual é o retrato da pessoa negra que chega para trabalhar no grupo e as dificuldades para chegar em cargos de liderança?

Amanda: Não se trata apenas de uma questão educacional, de falta de capacitação. Quando as pessoas negras chegam aqui, precisamos trabalhar com elas a autoestima para se reconhecer nesse lugar como agentes que contribuem com a empresa. São histórias de cancelamento e falta de visibilidade, com perfis mais calados, tímidos, por conta de um contexto estrutural da sociedade. Nesse processo de alavancar essas carreiras, enfrentamos o desafio de trabalhar o resgate da ancestralidade e recuperar a identidade dessas pessoas para que elas se sintam como talentos e percebam que têm condições de ocupar os lugares. Além disso, há o desafio de treinar a companhia para que essa pessoa faça parte do time e se sinta segura. Por isso, temos parceria com as áreas de Compliance e Jurídica para trabalhar o enfrentamento do racismo e aplicar o Código de Ética e Conduta.

Vanessa: Além disso, com esse público heterogêneo, os treinamentos mostram os comportamentos esperados de forma clara. Isso aumentou o volume de denúncias, pois agora as pessoas percebem situações e não deixam mais passar. Vemos isso como um indicador positivo neste momento. Nosso trabalho é fazer com que a tratativa disso tenha velocidade e consequência sempre que algo seja comprovado. É um trabalho de longo prazo.

Por que o Grupo Casas Bahia aposta nesse tipo de ação? Qual a relevância para os negócios?

Amanda: A diversidade e a inclusão não estão separadas do negócio. A companhia que não olha pra isso não sobrevive. Tudo muda no mundo e o comportamento do consumidor também. A velocidade da informação é muito veloz e se eu não me enxergo naquela empresa tendo a não voltar naquele lugar. Isso está conectado com o negócio, afinal vivemos em um país com mais da metade da população de pessoas negras. Nosso maior público é formado por pessoas de Classes C, D e E e precisamos estar conectados de forma genuína para que eles se sintam representados. É bacana entrar na loja e ver alguém como você. Não dá pra ter brasilidade sem diversidade. Nós queremos contribuir com a maturidade das pessoas em relação à inclusão e equidade e mostrar que a mudança requer atitude individual. Por serem problemas enraizados, a mudança requer esforço e começa pelo exemplo.

A diversidade e a inclusão não estão separadas do negócio. A companhia que não olha pra isso não sobrevive

Como acelerar esse processo de transformação?

Amanda: Acreditamos que a governança das ações é essencial, bem como o envolvimento de todas as áreas e a interseccionalidade das iniciativas. Reconhecer o lugar de partida é fundamental. Por exemplo, uma mulher negra tem um ponto de partida diferente de uma pessoa com deficiência e LGBTQIA+. Por isso, acreditamos que para essa mudança ecoar é necessário ter parcerias e assumimos diversos compromissos estruturais com outras empresas. Fazemos parte, por exemplo, do Mover – Movimento Pela Equidade Racial, que reúne 45 empresas com o objetivo de movimentar 10 mil cadeiras de pessoas negras nos próximos anos. Quando a gente faz esses compromissos, os especialistas de mercado nos alimentam e ajudam a avançar no coletivo, compartilhando desafios e conquistas. É fundamental achar parceiros nessa jornada, que tenham compromisso e responsabilidade do papel social. Ganhamos uma força maior quando nos juntamos com outras empresas.

Michele Loureiro é repórter há 18 anos. Com passagens por redações como Exame, Época Negócios e Folha de S.Paulo, é apaixonada por contar histórias que mudam as vidas das pessoas.