No 3º trimestre de 2025 foram 135 mil novos casos de afastamentos por transtornos mentais. Mesmo com oscilações entre os meses, a média mensal segue acima da registrada em 2024, indicando crescimento pelo quinto ano consecutivo.
O RH vem passando pelas transformações mais profundas das últimas décadas. A chegada da Inteligência Artificial, a demanda por experiências mais individualizadas e a pressão crescente por estratégias que conectem cultura, performance e bem-estar apresentam novos desafios – e oportunidades – para as organizações.
Para entender esse cenário e antecipar as tendências que devem marcar 2026, a Cajuína lança a 4ª edição do Goles de Inspiração, que reúne pesquisas exclusivas, análises aprofundadas e entrevistas com grandes executivos – nacionais e internacionais -, trazendo visões valiosas sobre o presente e futuro da área de gestão de pessoas.

A pesquisa inédita do Goles 2026 sobre personalização no RH revela como as empresas brasileiras estão — ou ainda não estão — adaptando jornadas, benefícios e iniciativas de desenvolvimento às necessidades individuais de seus times.
“Com o levantamento, percebemos que a personalização já não é apenas uma tendência, mas uma transformação em curso no RH”, afirma Lucas Fernandes, CHRO da Caju. Para ele, os resultados encontrados na pesquisa mostram que quando se trata a experiência do colaborador de forma personalizada, aspectos como engajamento, retenção e bem-estar avançam de maneira consistente. “As organizações que acolhem essa lógica serão as que liderarão o futuro do trabalho com mais humanidade e estratégia”, completa o executivo.
Entre os dados encontrados, destaca-se que 47,3% das organizações já personalizam ou iniciaram esse processo dentro de casa, sendo que 65,9% utilizam os benefícios corporativos como principal porta de entrada para essa transformação.

Acesse o goles para conferir todos os resultados e insights da pesquisa
Em parceria com a Fundação Dom Cabral, o Goles 2026 apresenta também um diagnóstico completo sobre como a IA está sendo usada na área de Pessoas e quais são as expectativas para os próximos anos. Entre os resultados, a pesquisa aponta que, em 2025, 68% das empresas já utilizam ou estão testando soluções de IA. Entretanto, 55,3% dos entrevistados também apontam uma preocupação com os vieses trazidos pela IA em relação a segurança psicológica e gestão da confiança.
“A pesquisa representa um marco estratégico na compreensão do impacto da Inteligência Artificial na gestão de pessoas. Ao integrar evidências empíricas, análises preditivas e lentes de comportamento organizacional, o estudo oferece um framework robusto. Para executivos, trata-se de um asset crítico para estruturar roadmaps de transformação responsáveis”, explica Paulo Almeida, professor titular da Fundação Dom Cabral e Diretor do Núcleo de Liderança da instituição.
Para ele, o levantamento traz insights que devem servir de referência metodológica para investigações futuras sobre liderança, tecnologia e performance humana.
Além das duas pesquisas principais, o Goles 2026 traz uma análise complementar sobre remuneração e evolução das carreiras em RH, indicando tendências que devem influenciar as estruturas organizacionais nos próximos ciclos.
Pra completar o material, nesta edição contamos com entrevistas inéditas dos convidados internacionais Kasley Killam e Jan-Emmanuel de Neve, além de 13 entrevistas exclusivas com as maiores lideranças de RH do Brasil, entre elas:
Acesse gratuitamente o Goles de Inspiração para 2026 e prepare seu RH para o que vem por aí!
As mais lidas